MENSAGEM

Mensagem final

Publicado em Notícias | 1 comentário

Comemoração dos 65 anos do GOB-SC e reunião dos Veneráveis Mestre em 11/04/2015

unnamed
Dia 11 passado, no Golden Executive Hotel, foi realizado uma Solenidade em Comemoração dos 65 anos do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
Presentes
Grão Mestre Estadual Ir. Wagner Sandoval Barbosa,
Presidente da PAEL-SC Ir. Adalberto Aluizio Eyng,
Presidente do Tribunal de Justiça Ir. Celso Garcia,
Presidente do Tribunal Eleitoral Ir. Paulo Tatim,
Presidente do Tribunal de ContasIr. Paulo Osseyran,
Sub-Procurador Ir. Fabian Radlof,
Maçom mais antigo, regular e ativo, do GOB-SC Ir. Ivo Bandeira Corte,
Grão Mestres Honorários Ir. Elmo Bittencourt e Walmor Backes,
Secretários e Membros do Ilustre Conselho Estadual, além dos
Veneráveis Mestres de todo estado e Cunhadas das Fraternidades Femininas
Presentes também o
Presidente da Associação Catarinense da Imprensa Jornalista Ademir Arnon,
Representante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada Cel. André Klein Neto e o
Reverendo Padre Vilson Groh.
Presidente do Tribunal de Contas - Ir. Paulo Osseyran

Presidente do Tribunal de Contas – Ir. Paulo Osseyran

Presidente do Tribunal Eleitoral - Ir. Paulo Tatim

Presidente do Tribunal Eleitoral – Ir. Paulo Tatim

Presidente do Tribunal de Justiça - Ir. Celso Garcia

Presidente do Tribunal de Justiça – Ir. Celso Garcia

Continue lendo

Publicado em Encontros, Eventos realizados, GOB-SC News | Deixar um comentário

Para CONHECIMENTO:

Veneráveis Mestres,
Membros da Administração,
Coordenadores,
Tribunal de Justiça,
Ministério Público,
Ilustre Conselho Estadual
Comunico que na data de 07/04 houve uma invasão no Servidor no qual acha-se hospedado nosso Sistema SIOM.
Nesta invasão, foram retiradas as permissões dos Administradores (GOB-SC e Empresa prestadora de serviços), de forma que, nenhum acesso consegue ser estabelecido.
Para salvaguardar os registros e sua integridade, o acesso ao domínio GOB-SC.ORG.BR  foi suspenso provisoriamente e até que se regularize a presente situação.
Outras medidas administrativas, policiais e judiciais estão sendo tomadas.
Em caso de necessidade urgente, entrar em contato com os funcionários do GOB-SC por email e/ou telefone.
Fraternalmente
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre
Publicado em Notícias | Deixar um comentário

MANIFESTO

MANIFESTO DA MAÇONARIA CATARINENSE

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, considerando as manifestações programadas para o próximo dia 15 de março em todo o território nacional, convocam a Família Maçônica para participar desse movimento em prol da cidadania, demonstrando nossa indignação com a atual situação de degradação moral que assola nosso País.

Nossa Sublime Instituição trabalhou, trabalha e trabalhará, permanente e incansavelmente, pelo Estado Democrático de Direito, de modo que nossa participação deverá ser ordeira e pacífica, sem qualquer conotação político-partidária ou ofensiva às autoridades legalmente constituídas.

Combatemos a corrupção e a impunidade; defendemos a ética na política e a moralidade no trato da coisa pública.

Deste modo, orientamos os Irmãos Maçons para que não utilizem paramentos maçônicos, estandartes de Lojas nem formas de protesto que contrariem o que aqui está colocado, afastando-se de ativistas que possam comprometer a civilidade desse legítimo movimento, nossa segurança e a de nossos familiares.

Em Florianópolis, estaremos reunidos a partir das 15h30min na Praça da Fraternidade, junto ao Monumento à Maçonaria, na Avenida Paulo Fontes, onde definiremos nossa forma de participação.

Junte-se a nós! Ajude-nos a construir o Brasil que queremos para nós e para nossos filhos! Vamos restabelecer os valores do civismo e do patriotismo!

Wagner Sandoval Barbosa

Grão Mestre

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

TRANSMISSÃO DE CARGO

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA,
IR. CELSO GARCIA
ASSUME O GRÃO MESTRADO

FullSizeRender (5)FullSizeRender (6)

Em Solenidade realizada na ARBLS PALMEIRA DA PAZ em Blumenau, o Eminente Grão Mestre, Ir. Wagner Sandoval Barbosa, fez a TRANSMISSÃO DE POSSE do cargo para o Presidente do Tribunal de Justiça do GOB-SC, Ir. CELSO GARCIA.
Este Ato criou fatos históricos:
– Pela primeira vez na história do GOB-SC um Presidente do Tribunal de Justiça assumiu o Grão Mestrado.
– Por estar no Tribunal de Justiça há mais de 25 anos, atualmente Presidente reeleito, o Ir. Celso Garcia ainda não havia sido Venerável Mestre de sua Loja, mas chega ao Cargo Máximo da Maçonaria Catarinense.
– E torna-se o primeiro Grão Mestre do interior.
O fato ocorreu em virtude de Licença do Grão Mestre e, por estarem em Licenças, o Grão Mestre Adjunto e o Presidente da PAEL-SC.
O Grão Mestre Licenciado, Eminente Ir. Wagner Sandoval Barbosa, continuará em Florianópolis, pois sua licença foi, única e exclusivamente, para Prestar uma homenagemao Tribunal de Justiça e, de forma especial, ao Ir. Celso Garcia, que vem prestando inestimável serviços em prol do Judiciário do GOB-SC há mais de 25 anos, exatamente no dia em que faz aniversário.
Parabéns Eminente Ir. CELSO GARCIA e à ARBLS Palmeira da Paz de Blumenau.

FullSizeRender (1) FullSizeRender (2)  FullSizeRender (4)  FullSizeRender (8)

 Presentes Secretários, Juízes, Ministério Público, 
Veneráveis Mestres e Deputados

 

 

 

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

 

Dia Internacional do Maçom

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, a Reunião Anual dos Grãos Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

logomarca maconaria bNa ocasião, estiveram presentes como Obediências Co-Irmãs (Sister Jurisdictions), a Grande Loja Unida da Inglaterra – GLUI, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, O Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã, além do GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB, com uma delegação chefiada por seu Grão Mestre Geral, Soberano Ir:. Francisco Murilo Pinto, que ali estava como observador.

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir:. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências Regulares Reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

E por quê 22 de Fevereiro?

Porque foi no dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA – Estados Unidos da América, que nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América).

Nascido pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos – o que ocorreu em 23 de abril de 1730, no estado de Massachussets/WASHINGTON D.C..

George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na “Loja Maçônica Fredericksburg nº004″, de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754.

Representante da Virginia no 1º Congresso Continental (1774) e Comandante-geral das forças coloniais (1775), dirigiu as operações, durante os cinco anos da Guerra de Independência, após a declaração de 1776.

Ao ser firmada a paz em 1783, renunciou à chefia do Exército, dedicando-se então aos seus afazeres particulares. Em 1787, reunia-se, em Filadélfia, a Assembléia Constituinte, para redigir a Constituição Federal e George Washington, que era um dos Delegados da Virginia, foi eleito, por unanimidade, para presidí-la. Depois de aprovada a Constituição, havendo a necessidade de se proceder à eleição de um Presidente, figura nova na política norte-americana, Washington, pelo seu passado, pela sua liderança, e pelo prestígio internacional de que desfrutava, era o candidato lógico e foi eleito por unanimidade, embora desejasse retornar à vida privada e dedicar-se às suas propriedades.

Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçônica: ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da “Loja Maçônica Alexandria nº022″, da qual fora Venerável Mestre em 1788; Em 18 de setembro de 1783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio – o Congresso norte-americano – apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom.

Falecido em 14/12/1799, seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimônia dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da “Loja Maçônica Alexandria nº022″, e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Loja Maçônica.

Como se vê, a criação do DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM representou uma homenagem mais do que justa a um grande maçom, além de também ser historicamente pertinente.

O GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB, através do Decreto nº003, de 10/02/1995, do seu Grão Mestre Geral, Soberano Ir:. Francisco Murilo Pinto, atendeu à recomendação da reunião das mais importantes potências Maçônicas do mundo, e passa a comemorar o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM a 22 de fevereiro, com plenas justificativas maçônicas e históricas.

Fonte:

GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB
Secretaria de Comunicação e Imprensa

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO MAÇÔNICO

Maçonaria

MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO MAÇÔNICO

É chegado um novo ano de trabalho para nós. Eis que se findam as férias maçônicas e muitas Oficinas começam a reiniciar os seus trabalhos. É preciso despertar do justo descanso e reiniciar o trabalho incessante do desbastar a Pedra. Já no início das atividades, em 07 de março, os Mestres Maçons são chamados a formarem, em suas Lojas, as Oficinas Eleitorais, que nos apontarão o Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto a administrar o Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, federado ao Grande Oriente do Brasil a maior e mais importante potência da América Latina, iniciamos, pois, o ano já envolto no clima das eleições que se aproximam.

A oportunidade de bem escolhermos, soberamente, os Irmãos que ocuparão os cargos máximos do nosso executivo significa um importante passo na consolidação e aprimoramento da nossa história e traz-no a perspectiva de avançarmos no pleno desenvolvimento da Maçonaria, que tão pujantemente e a 65 anos em solo catarinense cumpre um papel de destaque sócio-cultural.

Estamos concluindo neste primeiro semestre os quatro anos de nossa gestão, em pleno e acelerado processo de expansão e desenvolvimento, criando novas Lojas em todo Estado, foram adotadas medidas administrativas que, efetivamente, importaram em redução de custos e economia aos nossos cofres, onde pudemos apresentar o Projeto Orçamentário para 2015, pelo quarto ano consecutivo de nosso mandato, sem aumento de cotização (além de apresentar superávits todos os anos, com um saldo em caixa de quase um milhão de reais), estudando e planejando maneiras de, cada vez mais, tornar a gestão do nosso GOB-SC eficiente a fim de contemplar plenamente os anseios dos maçons do GOB aqui em Santa Catarina.

Importante, também, destacarmos o papel indispensável dos Veneráveis Mestres, agindo como catalisadores, cada qual em sua Loja, em sua Região; dos Coordenadores Regionais que, incansavelmente, tem representado o Grão Mestre em muito superaram as expectativas, através de quem podemos, verdadeiramente, nos sentir presente em todo os cantos desse grande Estado; nossos Secretários que cada vez mais tem formado uma equipe com imensa capacidade técnica e que colocam seus saberes em favor das necessidades do nosso GOB-SC.

Mas, sobretudo, agradecer e ressaltar a importância única de cada Maçom… seja Mestre, Companheiro ou Aprendiz; tenha ele 98 anos de idade, 66 anos de Maçonaria, como o Ir. Ivo Bandeira Corte, ou os iniciados no último mês de Dezembro, como o Irmão Fernando Fernandes de Miranda Testa e outros recém iniciados! Pois tudo existe por vocês e para vocês! Toda a estrutura administrativa não teria o menor sentido e razão se vocês não existissem! Portanto cada Maçom do Estado nos é caro e por demais precioso! Cada um de nós é um dos 4.361 Irmãos do GOB-SC, componentes preciosos do diadema que ornamenta e coroa a sociedade e a história Catarinense!

Neste contexto de realizações, expectativas e desafios, temos a certeza do papel que desempenhamos em prol da Maçonaria mais fraterna, mais próxima de todos os Irmãos porque nos colocamos a serviço!!! Porque não somos o Grão Mestre, a última autoridade da Maçonaria no Estado, somos simplesmente o Ir. Wagner, o primeiro Irmão a querer servir a cada um de vocês! E assim o faremos!!! Este será um semestre que estaremos muito próximos, todos nós!!!!

Assim, desejamos a todos um ótimo retorno e que, neste ano de 2015, possamos desenvolver nossas atividades finais com harmonia, paz e, acima de tudo, com muita saúde.

Um grande e fraterno abraço,

Ir. Wagner Sandoval Barbosa

Grão Mestre

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

FÉRIAS – GOB-SC

COMUNICADO FÉRIAS

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA

No 125º aniversário da Proclamação da Repúbica Federativa do Brasil e nas comemorações do 50º aniversário do GOB Maranhão, em São Luís, MA, o Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral, o Sapientíssimo Irmão Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre Geral Adjunto e os Grão-Mestres Estaduais, José de Jesus Billio, GOB-Maranhão, Aderaldo Pereira de Olveira, GOB-Parabíba, Amintas de Araújo Xavier, GOB-Minas Gerais, Francisco José de Souza, GOB-Piauí, Julio Tardin, GOB-Mato Grosso, Luís Carlos de Castro Coelho, GOB-Goiás e Raimundo Farias, GOB-Pará e presença importante do Irmão Márlon Jacinto Reis, Membro da Coalizão Nacional pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, firmaram o documento “GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA”, abaixo transcrito.
Aos Grão-Mestres ausentes será enviado convite para assinarem e divulgarem em suas Jurisdições.
Não há dúvidas que as propostas não são de apoio unânime, mas é consenso geral das instituições participantes que tem que ocorrer a Reforma Política no Brasil.
“GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA
O Brasil reclama há tempos uma Reforma Política que encare a necessidade de combate ao abuso do poder econômico nas eleições e que defina o sistema eleitoral segundo regras claras e transparentes.
O Grande Oriente do Brasil alia-se a 104 organizações da sociedade civil brasileira que, reunidas na Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, apresentam à sociedade brasileira um projeto de Reforma Política por iniciativa popular, inspirados na exitosa experiência, também apoiada pela Maçonaria, de conquista da Lei da Ficha Limpa.
A Reforma Política deve ser protagonizada pela sociedade brasileira, na defesa estrita dos interesses dos cidadãos-eleitores que a compõem.
Defendemos, como todos da Coalizão, a proibição das doações empresariais. É o cidadão quem pode cumprir o papel de robustecer o caixa de campanha da candidatura de sua preferência, desde que o faça dentro dos limites e na forma a ser preconizada em lei.
De outra parte, precisamos mudar a forma como elegemos os membros dos nossos Parlamentos. Há muitas propostas na mesa, todas com suas virtudes e defeitos. Entre elas não se formou o menor consenso. Optamos por propor um aprimoramento do modelo atual. Em lugar de votar ao mesmo tempo no partido e no candidato, defendemos que a votação parlamentar em dois turnos. No primeiro turno, vota-se no partido. No segundo, nos candidatos, preenchendo as vagas conquistadas pelas agremiações no primeiro turno. Com isso valorizaremos o debate programático (primeiro turno) e daremos ao eleitor a palavra final sobre os eleitos (segundo turno). É um passo simples, possível. E que consideramos uma grande conquista, por agregar transparência ao processo. Além disso, fortaleceremos os partidos, que precisam ser engrandecidos e democratizados para que cumpram o importante papel que lhes outorga a Constituição da República.
Nosso projeto, por outro lado, impede partidos de comercializarem tempo de televisão. Juntas, essa medida e a votação em dois turnos, farão desaparecer partidos eventualmente destituídos de representatividade, que não terão espaço adequado no novo sistema.
Precisamos de um Congresso que tenha o rosto da sociedade brasileira, não de uma parcela alimentada por relações que precisam ser definitivamente deixadas no passado.
Temos plena ciência de que essas propostas não alcançam a unanimidade. Mas elas representam um consenso nacional em torno de ideias que representam um avanço efetivo e possível. Assim agindo, a Maçonaria Gobiana atende aos reclamos de seus obreiros pela participação protagonista nos grandes processos de transformação da história do País, na esteira dos passos dos nossos antepassados. É mais do que simbólica a apresentação e subscrição deste documento no dia em que se comemora o 125º Aniversário da Proclamação da República e os 50 anos do Grande Oriente do Brasil no Maranhão.
O Grande Oriente do Brasil abraça todos esses valores, que fortalecem e promovem a República e a Democracia.
São Luís-MA, 15 de novembro de 2014.
Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral
Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre Geral Adjunto
José de Jesus Billio, GOB-Maranhão
Aderaldo Pereira de Olveira, GOB-Parabíba
Amintas de Araújo Xavier, GOB-Minas Gerais
Francisco José de Souza, GOB-Piauí
Julio Tardin, GOB-Mato Grosso
Luís Carlos de Castro Coelho, GOB-Goiás
Raimundo Farias, GOB-Pará
Márlon Jacinto Reis, Membro da Coalizão Nacional”.
Com meu total apoio
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC
Publicado em Notícias | Deixar um comentário

NÓS APOIAMOS

Novembro-Azul

Publicado em Notícias | Deixar um comentário