IVO BANDEIRA CORTE

O Irmão regular e ativo mais antigo da Maçonaria Catarinense, nascido em 1916 ( 98 anos ) e iniciado em 1948 ( 66 anos )

IVO-BANDEIRA-CORTE

 

Satisfação enorme poder participar, juntos, em Lojas Simbólicas, devidamente paramentado e seguindo, rigorosamente, a ritualística das Sessões.

IVO BANDEIRA CORTE COM WAGNER

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Aniversário do GOB

Feliz Aniversário Grande Oriente do Brasil
O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica Brasileira (Associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.[1]
A Maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta de caráter universal, cujos Membros cultivam a humanidade, os princípios da democracia, liberdade, igualdade, fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”
O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser Membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.
Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.
Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.
Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico “Jair de Assis Ribeiro”, uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de “O Construtor” . O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.
Aviso importante:- Hoje dia 17 junho é Feriado Maçônico. – Sessão Maçônica só com autorização especial.
No Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, em virtude de sua fundação, em 17 de Junho e o Dia (nacional) do Maçom Brasileiro, em 20 de agosto.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GOB-News Maio/2014

gob-news_64anos

LOJA REGENERAÇÃO CATARINENSE COMEMORA 154 anos de existência e 100 anos de trabalho no atual Templo
A noite de sábado foi de festividades na Sessão Especial da Loja Regeneração
Catarinense, de Florianópolis ao comemorar a passagem dos seus 154 anos de existência e 100 anos de atividades ininterruptas no mesmo Templo de sua propriedade.A presidência dos trabalhos coube ao Venerável Mestre, Artur José Régis
Neto e que contou com Templo lotado e inúmeras autoridades visitantes:Grão Mestre do GOB-SC – Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre Adj. GOB-SC – Ir. José Silvio da Fonseca
Grão Mestre Adj. GOB-SP – Ir. Benedito Marques Ballouck
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Elmo Bittencourt
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Walmor Backes
Grão Mestre do GOSC – Ir. Alaor Francisco Tissot
Ex-Grão Mestre GOSC – Ir. José Carlos Pacheco
Presidente da PAEL-SC – Ir. Adalberto Eyng
Secretário Adj. Relações Públicas do GOB – Ir. Aníbal Martinez
Assessor Especial do Grão Mestre Geral do GOB – Ir. João José Vianna
Ademar Valsechi Presidente da Academia Catarinense Maçônica de Letras, além da
delegação de 43 irmãos das Lojas de Santos (SP).
regeneração 1
rc 3
rc 2
rc4
rc5

rc6

rc7
Durante a cerimônia o Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou condecorações de MÉRITO, BENEMÉRITO, GRANDE BENEMÉRITO a Irmãos da Loja Regeneração Catarinense.
Oportunidade que entregou também condecorações de DESTAQUE DA MAÇONARIACATARINENSE aos Irmãos Ignácio Queiróz e Júlio do Carmo Hildebrand
destaque 2
O Eminente Irmão João José Vianna, Assessor Especial do Grão Mestre Geral, em nome da Loja Fraternidade de Santos, fez várias homenagens à Loja e aos Irmãos da Loja Regeneração Catarinense
rc8
O Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou ao Venerável Mestre, um quadro contendo uma “Syndicância” de um profano, candidato a ingresso na Ordem, feito, na época, de próprio punho, datada de 19 de março de 1904 (110 anos)
rc9
Após a Solenidade foi descerrada uma Placa Alusiva ao Evento
rc10

O Grão Mestre participou da Fundação da 1ª Assembléia da Ordem Internacional do Arco Íris para meninas (Rainbow Girls) do estado de Santa Catarina, patrocinado pela ARLS Guardiões das Virtudes de Biguaçu.
arco iris 2
arco iris
arco iris 4
arco iris 3

Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto prestigiam posse do Irmão Valdemir Cabral comoComandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
cabral 1
cabral2

Foi realizado em Rio Negrinho o II Encontro Esportivo da 19ª Circunscrição com a participação das Lojas Estrela do Planalto de Canoinhas, Cavaleiros do Contestadode Tres Barras, Hiram de Mafra, Quiron Zun Erflog de São Bento do Sul e, a anfitriã,Luz e Fraternidade Rionegrinhense de Rio Negrinho.
Parabéns ao Coordenador Ir. Carlos Augusto de Oliveira e os Veneráveis Luiz, Ismael, Odir, Kormann e Pierre, respectivamente.
mafra 1
mafra 2

PARABENIZAMOS AS LOJAS ANIVERSARIANTES DO MES DE MAIO
04.05.56 Acácia Do Continente – 2014 Florianópolis 
04.05.56 Lauro Müller – 1694 Florianópolis 
05.05.01 Luz Do Vale – 3370 (30/06/2010) Gaspar 
06.05.97 Comte. Lara Ribas – 3055 Florianópolis 
08.05.96 Zohar – 2948 Florianópolis 
10.05.95 Orvalho Do Hermon – 2859 Brusque 
13.05.99 Libertação – 3228 São José 
13.05.00 União E Prosperidade – 3316 Florianópolis 
15.05.00 Frat. Barravelhense – 3314 Barra Velha 
19.05.01 União Da Ilha – 3372 Florianópolis 
19.05.04 Costa Esmeralda – 3595 Itapema 
20.05.51 Acácia Do Sul – 1346 Videira 
20.05.11 Harmonia E Fidelidade – 4129 Itapema 
21.05.98 Perfeição Biguaçu – 3156 Florianópolis 
22.05.98 Acad. Bruno Carlini – 3176 Baln. Camboriú 
25.05.02 Ordem E Trabalho – 0787 Florianópolis 
28.05.98 Obreiros De Trento – 3161 Rio dos Cedros 
28.05.08 A Caminho Da Luz – 3925 Joinville 
30.05.97 Hiram – 3059 Mafra 
30.05.05 Phoenix – 3662 Baln. Camboriú 
30.05.08 Estrela Mística – 3929 Itajaí 
31.05.04 Luiz Alberto Pacenko – 3621 Florianópolis

“Que a ordem prospere”


Rodape

Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Gob-News Abril/2007

 

gob-news_64anos

ENCONTRO DAS LOJAS DO RITO MODERNO
Dia 05 de Abril pela primeira vez em sua existência o Supremo Conselho do Rito Moderno, desde sua criação, reuniu-se fora do eixo Rio de Janeiro / São Paulo.
Com a visita do Soberano Grande Inspetor Geral Ir. Pasqualle Mignella, foi fundada aARLS Jefer Pinto de Blumenau.
Momento da entrega do Processo de Fundação ao Eminente Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Oportunidade que o Supremo Conselho do Rito Moderno, através do Soberano Grande Inspetor Geral, Ir. Pasqualle Mignella, homenageou o Ir. Wagner Sandoval Barbosa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Placa Rito Moderno

Dia 12 de Abril foi feito a REGULARIZAÇÃO da ARLS EVOLUÇÃO E CULTURA, do REAA, que funcionará em Florianópolis,
A Loja é filha da ARLS Cruzeiro do Sul, do Rito Brasileiro, e seu Venerável Provisório será o Ir. João Carlos Ghisi.

Dia 14 de Abril foi realizado uma Sessão Conjunta das Lojas da 13ª Circunscriçãocom as Lojas Estrela da Harmonia e União do Sul de Criciúma, Luz do Oriente de Morro da Fumaça e Perseverança e Fidelidade de Araranguá.
foto 1 Criciuma foto 2 Criciuma

Dia 25 de Abril o Grão Mestre, acompanhado de Secretários do GOB-SC, visitou asobras do Templo da Loja Perseverança e Fidelidade de Araranguá, acompanhada pelo seu Venerável Mestre, Ir. Ivaldo Tuon e o MI Ir. Evandro Tuon.
foto 1 Ararangua foto 2 Ararangua

Dia 17 de Abril a ARLS Retidão e Cultura de Florianópolis realizou um Evento Beneficente com um Recital de Música, com nosso Irmão Alexandre Dietrich(pianista de experiência Internacional) no Teatro Pedro Ivo Campos, Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina.
recital1 recital2

recital3

Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa e o Irmão Maestro André Calibrina com o Irmão pianista Alexandre Dietrich e os cantores Natasha e Fernando.


Dia 22 de Abril a ARLS Cavaleiros do Contestado de Três Barras realizou uma Palestra sobre a “Southern Brazil Lumber e Colonization” proferida pelo profano Sr. Cilas Lourival Ziemann (pai de dois filhos Maçons), prestigiado pelo Grão Mestre Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre Adjunto José Silvio da Fonseca, Secretário Adjunto de Comunicação e Informática Luiz Carlos Pereira, Lojas das 4ª e 19ª Circunscrições e seus Coordenadores Ir. João Sérgio Rucinscki e Carlos Augusto de Oliveira.

Dia 25 de Abril as Lojas das 3 Obediências de Blumenau realizaram uma belíssima, e histórica, Palestra com o Bispo de BlumenauDon José Negri, no Templo da ARLS Palmeira da Paz. Contou com de todas Lojas da região e a presença do Grão Mestre, Ir. Wagner Sandoval Barbosa, mas, a pedido do palestrante, não foram feito fotos e filmagens.

Dia 25 de Abril foi feito a Regularização da ARLS Fraternidade Joaçabense na cidade de Joaçaba. Seu Venerável Provisório será o Ir. Vademor Oz Fedrizzi.

joacaba

Dia 26 de Abril o Grão Mestre participou da Posse do Sereníssimo Grão Mestre da M.R. Grande Loja de Santa Catarina, Ir. João Eduardo Noal Berbigier.

“Que a ordem prospere”

Rodape
Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Aos Veneráveis Mestres e Irmãos do GOB-SC

Indicação Empresas

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Homenagem ao aniversário de 64 anos do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina

https://www.youtube.com/watch?v=3sA-jkyhuIg

Aos 12 dias do mês de abril de 1950, após a realização de um conclave dos Veneráveis Mestres das Lojas Regeneração Catarinense, Ordem e Trabalho, Januário Corte e Campos Lôbo do Or. de Florianópolis; Acácia Itajaiense do Or. de Itajaí; Paz e Amor V, do Or. de São Francisco do Sul; Luiz Balster, do Or. de Caçador; Luz Serrana, do Or. de Lages; e por delegação as Lojas União e Trabalho ao Or. de Canoinhas e Luz e Verdade, ao Or. de Joinville; todas sob presidência do então Delegado Estadual Ir. Pedro Augusto Carneiro da Cunha, 33, com o fim específico de se deliberar sobre a fundação de um Oriente Estadual, findo o que restou expediente encaminhado ao Soberano Grão Mestre Geral, Ir. Joaquim Rodrigues Neves, que dignou-se a acatar o pleito havendo, assim, sancionado o nascimento do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, na noite daquela memorável quarta-feira, há 64 anos.

        Nosso Grande Oriente foi instalado aos 24 dias do mês de julho do mesmo ano, estando presentes à solenidade além do próprio Grão Mestre Geral, delegações de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná, além da presença de Maçons de todas as Lojas da nossa Jurisdição.

Na verdade esse episódio coroou o sonho do nosso Irmão Jerônimo Coelho, quando, na velha Desterro, em 1831, funda a primeira Loja Maçônica do Estado, filiada ao Grande Oriente do Brasil: a Loja Concórdia! A semente distante e longínqua que frutificou e vem dando frutos 100 por um, a 183 anos de presença contínua, permanente e marcante do GOB em solo catarinense, episódio culminado com a fundação oficial em 1950.

Homens de zelo, brio e alta capacidade estiveram à frente do Grão Mestrado desde sua Fundação. Irmãos que não mediram esforços no sentido de construírem, dedicando boa parte de seu tempo, um Grande Oriente sólido e preparando-o para o futuro. Homens que renunciaram a muito em suas vidas pessoais, com o único objetivo de edificarem este sonho, que hoje descortina-se como sólida e majestosa verdade que é o nosso Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.

Com mais de 4200 Irmãos, distribuídos em 157 Lojas espalhadas por todo o Estado, de São Miguel d’Oeste à Florianópolis; de Araranguá à Itapoá; todas formando esse sólido edifício, idealizado por tão ilustre catarinense, Ir. Jerônimo Coelho, aos quais todos, de maneira inapelável, encontramo-nos unidos numa corrente, num elo, que nunca encontrará fim!

Estamos todos trabalhando de maneira séria e árdua, para alicerçar um futuro de mais cinqüenta anos, cem anos… mas, sobretudo, honrando a memória desses homens e Irmãos que nos precederam e, com seu sonho, possibilitaram que todos nós tomássemos parte nessa imensa e feliz realidade, sob um mesmo ideal, sob uma mesma bandeira, sob um só nome: GRANDE ORIENTE DO BRASIL – SANTA CATARINA. 1950 – 12 de abril – 2014.

Parabéns a todos nós, parabéns ao nosso Grande Oriente!

          Ir. Wagner Sandoval Barbosa - Grão Mestre

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO VENERÁVEIS e FRATERNIDADES FEMININAS

encontro_vm_marcos_2014

(Clique sobre a foto para ver todas fotos do Evento)

Com a presença de 280 participantes, Veneráveis Mestres, Fraternidades Femininas, Secretários do GOB-SC, Coordenadores de Circunscrições, Membros do Ilustre Conselho Estadual, sobrinhos e Membros da Ação Paramaçônica Juvenil, foi realizado dia 28 de Março na Grande Florianópolis um Fraternal encontro da Administração do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.

Além dos trabalhos desenvolvidos, esclarecimento de dúvidas, diversos assuntos de grande importância para a Maçonaria gobiana de Santa Catarina terem sido abordados, a reunião serviu também para UNIR e FORTALECER toda a Administração Executiva do GOB em Santa Catarina.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Sessão Pública Abertura Ano Maçônico 2014

Com a presença mais de 600 pessoas, incluindo várias autoridades civis e militares, contou com uma brilhante Palestra do Exmo. Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, Dr. João Raimundo ColomboGMs com Governador

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

CONVITE

CONVITE ANO MAÇÔNICO

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Artigo Sapient. Euripedes Barbosa Nunes

RECEITA DE ANO NOVO

Artigo 152 de Barbosa Nunes publicado no Jornal Diário da Manhã, edição de 04 de janeiro de 2013.

 

  

Reflexão significa movimento de retorno a si mesmo, pelo qual o pensamento volta-se, interrogando. É como olhar no espelho e conversar com o seu interior, para indagar a intimidade de sua vida.

Ano novo é o dia seguinte, continuidade do tempo que nunca é interrompido. Dias, meses e anos correm eternamente, marcados pelo Calendário Juliano e posteriormente pelo Gregoriano, este promulgado pelo papa Gregório XIII, em 1.582, para ajustá-lo ao ano solar, decorrente do movimento de elipse realizado pela Terra em torno do sol.

Somos levados pelos mais diversos interesses, o maior de todos, comercial, a uma preparação para um reinicio de vida. Transpor de um ano para outro, através do consumo excessivo e prejudicial. Pelas comemorações regadas a fartas mesas, bebidas alcoólicas, fogos que iluminam os céus e um retorno, às vezes muito triste e arrependidos, por desequilíbrios financeiros, tragédias e tristezas.

Mas a marca que deve ser cravada na mente e nos corações é o do significado mundial do primeiro dia de cada ano. Dia Mundial da Paz, criado pelo papa Paulo VI, comemorado no primeiro dia do ano civil, o que acontece até os dias de hoje. Dizia o papa em sua primeira mensagem para o Dia: “Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro”.

Embora homens como Jesus Cristo, Mahatma Ghandi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama, Zilda Arns, Chico Xavier, Nelson Mandela, tenham doado suas vidas pela paz no mundo, este continua com dezenas de guerras ceifando milhões de vidas de crianças, idosos e civis que pagam pelo lucro que a guerra produz em favor das empresas fabricantes de armas. Então, também com meu pensamento voltado para o inicio de um novo ano, solicito a você, caríssimo leitor, que faça sua reflexão pessoal e medite usufruindo das mensagens de pessoas sábias, que em frases, textos, produziram sábias e abençoadas, que servem de bússola em nossas vidas.

Carlos Drummond de Andrade escreveu: “Receita de Ano Novo”: “Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido. Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas, a começar pelo seu interior, novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha. Você não precisa beber champanhe ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens.

Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas, nem parvamente acreditar que por decreto de esperança, a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. 

Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

Na reflexão que sempre devemos fazer todos os dias, em especial ao final deles, frases nos alimentam e nos fortalecem espiritualmente. Veja o que disse Nelson Mandela, após 27 anos de prisão em regime fechado: “Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão”. Disse também: “Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”, em outra: “Deus não pertence a nenhum povo”. “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que fomos feitos para vivermos como irmãos”. “Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo”.

Frase é uma ideia favorecida pela qualidade do escritor, sábia, clara e quando as lemos e nos agradam, produzimos outra, “essa frase já diz tudo”.

Outras frases que registro para reflexão, do poeta grego Eurípides, que viveu no século V a.C, autor de, entre outras obras, da tragédia grega, “Medeia”: “A sorte combate sempre ao lado do prudente”; “O tempo não se ocupa em realizar nossas esperanças, faz o seu trabalho e voa”.

Para profunda reflexão e ser lido várias vezes, como texto de cabeceira, escrito por Albert Einstein, intitulado, “A vida é como jogar uma bola na parede”.

“A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca “jogue uma bola na vida” de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos”.

Cito Chico Xavier: “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. Muitas facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”. “O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros”.

O meu caminhar sempre foi e sempre será pelo equilíbrio, plantando sementes para bons relacionamentos e jamais radicalizar para não compreender, mas não posso compreender e peço a Deus insistentemente todos os dias, que retire do nosso país a mancha da corrupção, mas ela está ai, repetidamente praticada pelas mesmas pessoas. A nós neste ano de 2014, com o nosso voto, marcaremos posicionamentos honestos e justos. Mas me arrepio e me dá asco, ao ouvir uma frase destas: “2014 entrará para a história como ano de mudança nas instituições e amadurecimento da democracia, com as manifestações sacudindo as ruas, pedindo mais decência e transparência”, autor Renan Calheiros, presidente do Senado e presidente do Conselho de Ética, que julga os 81 senadores… Logo após o pronunciamento, em avião da FAB, deslocou-se para submeter-se a implante de 10 mil fios de cabelos, em clínica de Recife. Pela internet uma frase foi massificada: “Faça como ele: Voe pela FAB!”


Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil -barbosanunes@terra.com.br.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário