MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO MAÇÔNICO

Maçonaria

MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO MAÇÔNICO

É chegado um novo ano de trabalho para nós. Eis que se findam as férias maçônicas e muitas Oficinas começam a reiniciar os seus trabalhos. É preciso despertar do justo descanso e reiniciar o trabalho incessante do desbastar a Pedra. Já no início das atividades, em 07 de março, os Mestres Maçons são chamados a formarem, em suas Lojas, as Oficinas Eleitorais, que nos apontarão o Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto a administrar o Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, federado ao Grande Oriente do Brasil a maior e mais importante potência da América Latina, iniciamos, pois, o ano já envolto no clima das eleições que se aproximam.

A oportunidade de bem escolhermos, soberamente, os Irmãos que ocuparão os cargos máximos do nosso executivo significa um importante passo na consolidação e aprimoramento da nossa história e traz-no a perspectiva de avançarmos no pleno desenvolvimento da Maçonaria, que tão pujantemente e a 65 anos em solo catarinense cumpre um papel de destaque sócio-cultural.

Estamos concluindo neste primeiro semestre os quatro anos de nossa gestão, em pleno e acelerado processo de expansão e desenvolvimento, criando novas Lojas em todo Estado, foram adotadas medidas administrativas que, efetivamente, importaram em redução de custos e economia aos nossos cofres, onde pudemos apresentar o Projeto Orçamentário para 2015, pelo quarto ano consecutivo de nosso mandato, sem aumento de cotização (além de apresentar superávits todos os anos, com um saldo em caixa de quase um milhão de reais), estudando e planejando maneiras de, cada vez mais, tornar a gestão do nosso GOB-SC eficiente a fim de contemplar plenamente os anseios dos maçons do GOB aqui em Santa Catarina.

Importante, também, destacarmos o papel indispensável dos Veneráveis Mestres, agindo como catalisadores, cada qual em sua Loja, em sua Região; dos Coordenadores Regionais que, incansavelmente, tem representado o Grão Mestre em muito superaram as expectativas, através de quem podemos, verdadeiramente, nos sentir presente em todo os cantos desse grande Estado; nossos Secretários que cada vez mais tem formado uma equipe com imensa capacidade técnica e que colocam seus saberes em favor das necessidades do nosso GOB-SC.

Mas, sobretudo, agradecer e ressaltar a importância única de cada Maçom… seja Mestre, Companheiro ou Aprendiz; tenha ele 98 anos de idade, 66 anos de Maçonaria, como o Ir. Ivo Bandeira Corte, ou os iniciados no último mês de Dezembro, como o Irmão Fernando Fernandes de Miranda Testa e outros recém iniciados! Pois tudo existe por vocês e para vocês! Toda a estrutura administrativa não teria o menor sentido e razão se vocês não existissem! Portanto cada Maçom do Estado nos é caro e por demais precioso! Cada um de nós é um dos 4.361 Irmãos do GOB-SC, componentes preciosos do diadema que ornamenta e coroa a sociedade e a história Catarinense!

Neste contexto de realizações, expectativas e desafios, temos a certeza do papel que desempenhamos em prol da Maçonaria mais fraterna, mais próxima de todos os Irmãos porque nos colocamos a serviço!!! Porque não somos o Grão Mestre, a última autoridade da Maçonaria no Estado, somos simplesmente o Ir. Wagner, o primeiro Irmão a querer servir a cada um de vocês! E assim o faremos!!! Este será um semestre que estaremos muito próximos, todos nós!!!!

Assim, desejamos a todos um ótimo retorno e que, neste ano de 2015, possamos desenvolver nossas atividades finais com harmonia, paz e, acima de tudo, com muita saúde.

Um grande e fraterno abraço,

Ir. Wagner Sandoval Barbosa

Grão Mestre

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

FÉRIAS – GOB-SC

COMUNICADO FÉRIAS

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA

No 125º aniversário da Proclamação da Repúbica Federativa do Brasil e nas comemorações do 50º aniversário do GOB Maranhão, em São Luís, MA, o Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral, o Sapientíssimo Irmão Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre Geral Adjunto e os Grão-Mestres Estaduais, José de Jesus Billio, GOB-Maranhão, Aderaldo Pereira de Olveira, GOB-Parabíba, Amintas de Araújo Xavier, GOB-Minas Gerais, Francisco José de Souza, GOB-Piauí, Julio Tardin, GOB-Mato Grosso, Luís Carlos de Castro Coelho, GOB-Goiás e Raimundo Farias, GOB-Pará e presença importante do Irmão Márlon Jacinto Reis, Membro da Coalizão Nacional pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, firmaram o documento “GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA”, abaixo transcrito.
Aos Grão-Mestres ausentes será enviado convite para assinarem e divulgarem em suas Jurisdições.
Não há dúvidas que as propostas não são de apoio unânime, mas é consenso geral das instituições participantes que tem que ocorrer a Reforma Política no Brasil.
“GRANDE ORIENTE DO BRASIL DECLARA APOIO À REFORMA POLÍTICA
O Brasil reclama há tempos uma Reforma Política que encare a necessidade de combate ao abuso do poder econômico nas eleições e que defina o sistema eleitoral segundo regras claras e transparentes.
O Grande Oriente do Brasil alia-se a 104 organizações da sociedade civil brasileira que, reunidas na Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, apresentam à sociedade brasileira um projeto de Reforma Política por iniciativa popular, inspirados na exitosa experiência, também apoiada pela Maçonaria, de conquista da Lei da Ficha Limpa.
A Reforma Política deve ser protagonizada pela sociedade brasileira, na defesa estrita dos interesses dos cidadãos-eleitores que a compõem.
Defendemos, como todos da Coalizão, a proibição das doações empresariais. É o cidadão quem pode cumprir o papel de robustecer o caixa de campanha da candidatura de sua preferência, desde que o faça dentro dos limites e na forma a ser preconizada em lei.
De outra parte, precisamos mudar a forma como elegemos os membros dos nossos Parlamentos. Há muitas propostas na mesa, todas com suas virtudes e defeitos. Entre elas não se formou o menor consenso. Optamos por propor um aprimoramento do modelo atual. Em lugar de votar ao mesmo tempo no partido e no candidato, defendemos que a votação parlamentar em dois turnos. No primeiro turno, vota-se no partido. No segundo, nos candidatos, preenchendo as vagas conquistadas pelas agremiações no primeiro turno. Com isso valorizaremos o debate programático (primeiro turno) e daremos ao eleitor a palavra final sobre os eleitos (segundo turno). É um passo simples, possível. E que consideramos uma grande conquista, por agregar transparência ao processo. Além disso, fortaleceremos os partidos, que precisam ser engrandecidos e democratizados para que cumpram o importante papel que lhes outorga a Constituição da República.
Nosso projeto, por outro lado, impede partidos de comercializarem tempo de televisão. Juntas, essa medida e a votação em dois turnos, farão desaparecer partidos eventualmente destituídos de representatividade, que não terão espaço adequado no novo sistema.
Precisamos de um Congresso que tenha o rosto da sociedade brasileira, não de uma parcela alimentada por relações que precisam ser definitivamente deixadas no passado.
Temos plena ciência de que essas propostas não alcançam a unanimidade. Mas elas representam um consenso nacional em torno de ideias que representam um avanço efetivo e possível. Assim agindo, a Maçonaria Gobiana atende aos reclamos de seus obreiros pela participação protagonista nos grandes processos de transformação da história do País, na esteira dos passos dos nossos antepassados. É mais do que simbólica a apresentação e subscrição deste documento no dia em que se comemora o 125º Aniversário da Proclamação da República e os 50 anos do Grande Oriente do Brasil no Maranhão.
O Grande Oriente do Brasil abraça todos esses valores, que fortalecem e promovem a República e a Democracia.
São Luís-MA, 15 de novembro de 2014.
Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral
Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre Geral Adjunto
José de Jesus Billio, GOB-Maranhão
Aderaldo Pereira de Olveira, GOB-Parabíba
Amintas de Araújo Xavier, GOB-Minas Gerais
Francisco José de Souza, GOB-Piauí
Julio Tardin, GOB-Mato Grosso
Luís Carlos de Castro Coelho, GOB-Goiás
Raimundo Farias, GOB-Pará
Márlon Jacinto Reis, Membro da Coalizão Nacional”.
Com meu total apoio
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC
Publicado em Notícias | Deixar um comentário

NÓS APOIAMOS

Novembro-Azul

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO DA FAMÍLIA MAÇÔNICA

Realizado em 18 de outubro de 2014 no Beach Club P-12 em Jurerê Internacional o XV ENCONTRO DA FAMÍLIA MAÇÔNICA do GOB-SC com 1.000 participantes

Veja o vídeo aqui:
E TODAS fotos aqui:

foto (44)

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Nota de falecimento Ir.:  Antônio Gouveia Medeiros

Cumprindo o doloroso dever, informamos o falecimento do Eminente Irmão Antônio Gouveia Medeiros, ocorrido hoje, dia 21 de outubro, neste Oriente.

Grão Mestre de Honra do GOB-SC e Secretário Geral de Orientação Ritualística do Grande Oriente do Brasil.

Comunica ainda, que em memória do vultoso e Eminente Irmão, que está DECRETADO LUTO OFICIAL NA JURISDIÇÃO pelo período de quatro (04) dias, suspensos todos os Trabalhos Maçônicos de agora até o instante da sepultamento (Cf. RGF, Art. 222, VI).

Gouveia_MI

Publicado em Comunicados | Deixar um comentário

MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS – A FAVOR DA VIDA

Durante o Encontro da Família Maçônica realizado no último dia 18 de outubro, o Grão Mestre do GOB-SC, Eminente Ir. Wagner Sandoval Barbosa e o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina Cel. Valdemir Cabral, assinaram Tratado de Parceria entre o Programa MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS – A FAVOR DA VIDA e o PROERD – Programa de Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar de Santa Catarina.

IMG_9033 IMG_9034 IMG_9041 IMG_9048

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GOB-SC e RFCC juntos!!!!

 

Outubro Rosa

 

CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA!!!!

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

OBSERVATÓRIOS SOCIAIS – TRATADO

foto 1

Em 11/09/2014 no Evento realizado em Itajaí, assinamos Tratado de Apoio aos Observatórios Sociais já constituídos no Estado de Santa Catarina, bem como o apoio à criação e manutenção de novos Observatórios Sociais no Estado.
É de vital importância o engajamento e participação dos Veneráveis Mestres e de TODOS obreiros do GOB-SC em suas cidades.
A Maçonaria precisa sair do discurso, e manifestações através de mídias sociais, para a efetiva AÇÃO.
Solicito que, liderado pelos Veneráveis Mestres, TODOS os Irmãos procurem os Observatórios Sociais que já existem em suas cidades, e, onde não possui, verificar o que precisa para ser criado.
Para isso, designo como Coordenador, pela Maçonaria, para odesenvolvimento dos Observatórios Sociais em nosso estado, o Ir.PAULO SABATKE FILHO, CIM 239.364, Mestre Maçom da ARLS Luz da Porta do Vale de Itajai.
Telefone:  47 – 9111.9090
Vamos mostrar que estamos fazendo a nossa parte!!!
Fraternalmente
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre

foto 3 foto 4 foto 5 foto 6

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

FALECIMENTO

Julio Doin Vieira
 Com muita tristeza informamos o falecimento do Ir. JULIO DOIN VIEIRA
O Ir. Julio Doin é um dos mais antigos Maçons do GOB-SC, médico, escritor, membro da Academia Maçônica de Letras, Destaque da Maçonaria Catarinse e membro da BARSLS Regeneração Catarinense, nascido em 20/02/1925 e Iniciado em 07/19/1953.
Deixamos aqui a comunicação e uma homenagem a tão valoroso Irmão, que tanto contribuiu para a Maçonaria Catarinense.
O velório está sendo realizado no Cemitério do Itacorubi em Florianópolis sendo que as 18h seu corpo seguirá para Balneário Camboriú para cremação.
Será realizado Ato Fúnebre às 16h no local do velório.
Fraternalmente
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC
Publicado em Notícias | Deixar um comentário