OBSERVATÓRIOS SOCIAIS – TRATADO

foto 1

Em 11/09/2014 no Evento realizado em Itajaí, assinamos Tratado de Apoio aos Observatórios Sociais já constituídos no Estado de Santa Catarina, bem como o apoio à criação e manutenção de novos Observatórios Sociais no Estado.
É de vital importância o engajamento e participação dos Veneráveis Mestres e de TODOS obreiros do GOB-SC em suas cidades.
A Maçonaria precisa sair do discurso, e manifestações através de mídias sociais, para a efetiva AÇÃO.
Solicito que, liderado pelos Veneráveis Mestres, TODOS os Irmãos procurem os Observatórios Sociais que já existem em suas cidades, e, onde não possui, verificar o que precisa para ser criado.
Para isso, designo como Coordenador, pela Maçonaria, para odesenvolvimento dos Observatórios Sociais em nosso estado, o Ir.PAULO SABATKE FILHO, CIM 239.364, Mestre Maçom da ARLS Luz da Porta do Vale de Itajai.
Telefone:  47 – 9111.9090
Vamos mostrar que estamos fazendo a nossa parte!!!
Fraternalmente
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre

foto 3 foto 4 foto 5 foto 6

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

FALECIMENTO

Julio Doin Vieira
 Com muita tristeza informamos o falecimento do Ir. JULIO DOIN VIEIRA
O Ir. Julio Doin é um dos mais antigos Maçons do GOB-SC, médico, escritor, membro da Academia Maçônica de Letras, Destaque da Maçonaria Catarinse e membro da BARSLS Regeneração Catarinense, nascido em 20/02/1925 e Iniciado em 07/19/1953.
Deixamos aqui a comunicação e uma homenagem a tão valoroso Irmão, que tanto contribuiu para a Maçonaria Catarinense.
O velório está sendo realizado no Cemitério do Itacorubi em Florianópolis sendo que as 18h seu corpo seguirá para Balneário Camboriú para cremação.
Será realizado Ato Fúnebre às 16h no local do velório.
Fraternalmente
Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC
Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO DE VENERÁVEIS MESTRES e ADMINISTRAÇÃO GOB-SC

Neste final de semana, dia 02 de agosto, realizamos o Encontro de Veneráveis Mestres com Secretários e Coordenadores do GOB-SC, com a participação de membros do Ilustre Conselho Estadual, Fraternidades Femininas e esposas dos Veneráveis e, também, o encontro estadual da APJ – Ação Paramaçônica Juvenil, com a presença de 280 participantes.
Foi uma reunião de trabalho, altamente produtiva, onde foram discutidos vários assuntos de interesse do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina e das Lojas jurisdicionadas.
Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Homenagem a Imprensa Catarinense e Jerônimo Coelho

JERONIMO COELHO

Evento realizado pela Associação Catarinense de Imprensa, Maçonaria Catarinense, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras: DIA DA IMPRENSA aos 183 anos de “O Catharinense”, o primeiro jornal impresso no Estado de Santa Catarina, junto ao busto de Jerônimo Coelho, Patrono da Imprensa e Maçonaria, na Praça XV de Novembro em Florianópolis, SC.

DISCURSO – JERÔNIMO COELHO

Eminente Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC

Exm° Sr. Ademir Arnon, Presidente da Associação Catarinense de Imprensa,Sereníssimo Irmão João Paulo Sventinikas, Grão Mestre do GOSC,
Ilustre Irmão Francisco Pimentel, representante do Grão Mestre da GLSC,
Excelentíssimo General de Brigada Richard Nunes,
Demais autoridades Maçônicas, Civis e Militares,
Senhoras e Senhores,

Reunimo-nos aqui, como tradicionalmente já há vários anos, nesta manhã, para prestarmos homenagens a este personagem ímpar da história catarinense: Jerônimo Francisco Coelho.Figura pública de grande importância para a nossa sociedade foi de singular envergadura tanto no campo político, quanto intelectual e social.Nascido na Laguna, do século XIX, foi jornalista, militar, político e maçom.

Continue lendo

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO NACIONAL DOS PRECEPTÓRIOS TEMPLÁRIOS E PRIORADOS DE MALTA DO GRANDE PRIORADO DO BRASIL

Dias 25 e 26 de JULHO de 2014 das 9h às 17h no BOURBON CONVENTION HOTEL, Sala de Convenções Rua Cândido Lopes, 102, Curitiba – Paraná, II ENCONTRO NACIONAL DOS PRECEPTÓRIOS TEMPLÁRIOS E PRIORADOS DE MALTA DO GRANDE PRIORADO DO BRASIL e GRANDE ORIENTE DO BRASIL.

image011

Grão Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil: Amintas de Araújo Xavier, José Anízio de Araújo, Jorge Colombo, DALMO WILSON LOUZADA, Mário Sérgio Nunes da Costa, Wagner V. Costa, Raimundo Farias, Daury Ximenes, Benilo Allegretti, Wagner Sandoval Barbosa, Luiz Adive Palmeira.

Veja mais fotos no link https://picasaweb.google.com/100024764349723941798/140726Templario_Curitiba?authuser=0&feat=directlink

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

IVO BANDEIRA CORTE

O Irmão regular e ativo mais antigo da Maçonaria Catarinense, nascido em 1916 ( 98 anos ) e iniciado em 1948 ( 66 anos )

IVO-BANDEIRA-CORTE

 

Satisfação enorme poder participar, juntos, em Lojas Simbólicas, devidamente paramentado e seguindo, rigorosamente, a ritualística das Sessões.

IVO BANDEIRA CORTE COM WAGNER

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Aniversário do GOB

Feliz Aniversário Grande Oriente do Brasil
O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica Brasileira (Associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.[1]
A Maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta de caráter universal, cujos Membros cultivam a humanidade, os princípios da democracia, liberdade, igualdade, fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”
O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser Membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.
Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.
Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.
Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico “Jair de Assis Ribeiro”, uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de “O Construtor” . O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.
Aviso importante:- Hoje dia 17 junho é Feriado Maçônico. – Sessão Maçônica só com autorização especial.
No Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, em virtude de sua fundação, em 17 de Junho e o Dia (nacional) do Maçom Brasileiro, em 20 de agosto.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GOB-News Maio/2014

gob-news_64anos

LOJA REGENERAÇÃO CATARINENSE COMEMORA 154 anos de existência e 100 anos de trabalho no atual Templo
A noite de sábado foi de festividades na Sessão Especial da Loja Regeneração
Catarinense, de Florianópolis ao comemorar a passagem dos seus 154 anos de existência e 100 anos de atividades ininterruptas no mesmo Templo de sua propriedade.A presidência dos trabalhos coube ao Venerável Mestre, Artur José Régis
Neto e que contou com Templo lotado e inúmeras autoridades visitantes:Grão Mestre do GOB-SC – Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre Adj. GOB-SC – Ir. José Silvio da Fonseca
Grão Mestre Adj. GOB-SP – Ir. Benedito Marques Ballouck
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Elmo Bittencourt
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Walmor Backes
Grão Mestre do GOSC – Ir. Alaor Francisco Tissot
Ex-Grão Mestre GOSC – Ir. José Carlos Pacheco
Presidente da PAEL-SC – Ir. Adalberto Eyng
Secretário Adj. Relações Públicas do GOB – Ir. Aníbal Martinez
Assessor Especial do Grão Mestre Geral do GOB – Ir. João José Vianna
Ademar Valsechi Presidente da Academia Catarinense Maçônica de Letras, além da
delegação de 43 irmãos das Lojas de Santos (SP).
regeneração 1
rc 3
rc 2
rc4
rc5

rc6

rc7
Durante a cerimônia o Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou condecorações de MÉRITO, BENEMÉRITO, GRANDE BENEMÉRITO a Irmãos da Loja Regeneração Catarinense.
Oportunidade que entregou também condecorações de DESTAQUE DA MAÇONARIACATARINENSE aos Irmãos Ignácio Queiróz e Júlio do Carmo Hildebrand
destaque 2
O Eminente Irmão João José Vianna, Assessor Especial do Grão Mestre Geral, em nome da Loja Fraternidade de Santos, fez várias homenagens à Loja e aos Irmãos da Loja Regeneração Catarinense
rc8
O Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou ao Venerável Mestre, um quadro contendo uma “Syndicância” de um profano, candidato a ingresso na Ordem, feito, na época, de próprio punho, datada de 19 de março de 1904 (110 anos)
rc9
Após a Solenidade foi descerrada uma Placa Alusiva ao Evento
rc10

O Grão Mestre participou da Fundação da 1ª Assembléia da Ordem Internacional do Arco Íris para meninas (Rainbow Girls) do estado de Santa Catarina, patrocinado pela ARLS Guardiões das Virtudes de Biguaçu.
arco iris 2
arco iris
arco iris 4
arco iris 3

Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto prestigiam posse do Irmão Valdemir Cabral comoComandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
cabral 1
cabral2

Foi realizado em Rio Negrinho o II Encontro Esportivo da 19ª Circunscrição com a participação das Lojas Estrela do Planalto de Canoinhas, Cavaleiros do Contestadode Tres Barras, Hiram de Mafra, Quiron Zun Erflog de São Bento do Sul e, a anfitriã,Luz e Fraternidade Rionegrinhense de Rio Negrinho.
Parabéns ao Coordenador Ir. Carlos Augusto de Oliveira e os Veneráveis Luiz, Ismael, Odir, Kormann e Pierre, respectivamente.
mafra 1
mafra 2

PARABENIZAMOS AS LOJAS ANIVERSARIANTES DO MES DE MAIO
04.05.56 Acácia Do Continente – 2014 Florianópolis 
04.05.56 Lauro Müller – 1694 Florianópolis 
05.05.01 Luz Do Vale – 3370 (30/06/2010) Gaspar 
06.05.97 Comte. Lara Ribas – 3055 Florianópolis 
08.05.96 Zohar – 2948 Florianópolis 
10.05.95 Orvalho Do Hermon – 2859 Brusque 
13.05.99 Libertação – 3228 São José 
13.05.00 União E Prosperidade – 3316 Florianópolis 
15.05.00 Frat. Barravelhense – 3314 Barra Velha 
19.05.01 União Da Ilha – 3372 Florianópolis 
19.05.04 Costa Esmeralda – 3595 Itapema 
20.05.51 Acácia Do Sul – 1346 Videira 
20.05.11 Harmonia E Fidelidade – 4129 Itapema 
21.05.98 Perfeição Biguaçu – 3156 Florianópolis 
22.05.98 Acad. Bruno Carlini – 3176 Baln. Camboriú 
25.05.02 Ordem E Trabalho – 0787 Florianópolis 
28.05.98 Obreiros De Trento – 3161 Rio dos Cedros 
28.05.08 A Caminho Da Luz – 3925 Joinville 
30.05.97 Hiram – 3059 Mafra 
30.05.05 Phoenix – 3662 Baln. Camboriú 
30.05.08 Estrela Mística – 3929 Itajaí 
31.05.04 Luiz Alberto Pacenko – 3621 Florianópolis

“Que a ordem prospere”


Rodape

Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Gob-News Abril/2007

 

gob-news_64anos

ENCONTRO DAS LOJAS DO RITO MODERNO
Dia 05 de Abril pela primeira vez em sua existência o Supremo Conselho do Rito Moderno, desde sua criação, reuniu-se fora do eixo Rio de Janeiro / São Paulo.
Com a visita do Soberano Grande Inspetor Geral Ir. Pasqualle Mignella, foi fundada aARLS Jefer Pinto de Blumenau.
Momento da entrega do Processo de Fundação ao Eminente Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Oportunidade que o Supremo Conselho do Rito Moderno, através do Soberano Grande Inspetor Geral, Ir. Pasqualle Mignella, homenageou o Ir. Wagner Sandoval Barbosa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Placa Rito Moderno

Dia 12 de Abril foi feito a REGULARIZAÇÃO da ARLS EVOLUÇÃO E CULTURA, do REAA, que funcionará em Florianópolis,
A Loja é filha da ARLS Cruzeiro do Sul, do Rito Brasileiro, e seu Venerável Provisório será o Ir. João Carlos Ghisi.

Dia 14 de Abril foi realizado uma Sessão Conjunta das Lojas da 13ª Circunscriçãocom as Lojas Estrela da Harmonia e União do Sul de Criciúma, Luz do Oriente de Morro da Fumaça e Perseverança e Fidelidade de Araranguá.
foto 1 Criciuma foto 2 Criciuma

Dia 25 de Abril o Grão Mestre, acompanhado de Secretários do GOB-SC, visitou asobras do Templo da Loja Perseverança e Fidelidade de Araranguá, acompanhada pelo seu Venerável Mestre, Ir. Ivaldo Tuon e o MI Ir. Evandro Tuon.
foto 1 Ararangua foto 2 Ararangua

Dia 17 de Abril a ARLS Retidão e Cultura de Florianópolis realizou um Evento Beneficente com um Recital de Música, com nosso Irmão Alexandre Dietrich(pianista de experiência Internacional) no Teatro Pedro Ivo Campos, Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina.
recital1 recital2

recital3

Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa e o Irmão Maestro André Calibrina com o Irmão pianista Alexandre Dietrich e os cantores Natasha e Fernando.


Dia 22 de Abril a ARLS Cavaleiros do Contestado de Três Barras realizou uma Palestra sobre a “Southern Brazil Lumber e Colonization” proferida pelo profano Sr. Cilas Lourival Ziemann (pai de dois filhos Maçons), prestigiado pelo Grão Mestre Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre Adjunto José Silvio da Fonseca, Secretário Adjunto de Comunicação e Informática Luiz Carlos Pereira, Lojas das 4ª e 19ª Circunscrições e seus Coordenadores Ir. João Sérgio Rucinscki e Carlos Augusto de Oliveira.

Dia 25 de Abril as Lojas das 3 Obediências de Blumenau realizaram uma belíssima, e histórica, Palestra com o Bispo de BlumenauDon José Negri, no Templo da ARLS Palmeira da Paz. Contou com de todas Lojas da região e a presença do Grão Mestre, Ir. Wagner Sandoval Barbosa, mas, a pedido do palestrante, não foram feito fotos e filmagens.

Dia 25 de Abril foi feito a Regularização da ARLS Fraternidade Joaçabense na cidade de Joaçaba. Seu Venerável Provisório será o Ir. Vademor Oz Fedrizzi.

joacaba

Dia 26 de Abril o Grão Mestre participou da Posse do Sereníssimo Grão Mestre da M.R. Grande Loja de Santa Catarina, Ir. João Eduardo Noal Berbigier.

“Que a ordem prospere”

Rodape
Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Aos Veneráveis Mestres e Irmãos do GOB-SC

Indicação Empresas

Publicado em Notícias | Deixar um comentário