Homenagem a Imprensa Catarinense e Jerônimo Coelho

JERONIMO COELHO

Evento realizado pela Associação Catarinense de Imprensa, Maçonaria Catarinense, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras: DIA DA IMPRENSA aos 183 anos de “O Catharinense”, o primeiro jornal impresso no Estado de Santa Catarina, junto ao busto de Jerônimo Coelho, Patrono da Imprensa e Maçonaria, na Praça XV de Novembro em Florianópolis, SC.

DISCURSO – JERÔNIMO COELHO

Eminente Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre do GOB-SC

Exm° Sr. Ademir Arnon, Presidente da Associação Catarinense de Imprensa,Sereníssimo Irmão João Paulo Sventinikas, Grão Mestre do GOSC,
Ilustre Irmão Francisco Pimentel, representante do Grão Mestre da GLSC,
Excelentíssimo General de Brigada Richard Nunes,
Demais autoridades Maçônicas, Civis e Militares,
Senhoras e Senhores,

Reunimo-nos aqui, como tradicionalmente já há vários anos, nesta manhã, para prestarmos homenagens a este personagem ímpar da história catarinense: Jerônimo Francisco Coelho.Figura pública de grande importância para a nossa sociedade foi de singular envergadura tanto no campo político, quanto intelectual e social.Nascido na Laguna, do século XIX, foi jornalista, militar, político e maçom.

Sinteticamente talvez bastasse apenas dizê-lo: um homem livre, de bons costumes. Que não mediu esforços em propagar os ideais de libertação angariados, primazmente, nos Templos onde aprendeu a regra áurea dos princípios libertários e igualitários, que faz a todos os homens IRMÃOS, independente do momento histórico cultural em que se achem inseridos.

Defensor das idéias liberais, o que provavelmente lhe abriu as portas da Maçonaria, fundou a Primeira Loja Maçônica de Santa Catarina, que se denominou Concórdia. Participou ativamente do movimento maçônico, em oposição liberal a D. Pedro I, solicitando punição aos “lusitanos reacionários”.

É neste momento conturbado que retorna a Desterro, semeando idéias e lançando o primeiro jornal na capital - “O Catharinense”, proclamando-o como “Sentinela da Liberdade”. Seu 1º número foi lançado em 28 de julho de 1831, há exatos 183 anos, marcando definitivamente os destinos da imprensa em solo catarinense.

Sob este episódio, orgulha-se a Maçonaria, de evocar para si o título de patrona da Imprensa Catarinense, pois, a edição deste jornal se dá sob condições um tanto quanto interessantes.Foi após arrecadar entre os maçons do Rio de Janeiro quantia suficiente para aquisição de um prelo e material necessário para impressão, que o Ir. Domingos de Souza França, irmão consangüíneo do então Ministro da Justiça, também Ir. Manuel José de Souza França, entregou-os a Jerônimo Coelho com a finalidade de, em Desterro, fundar um jornal. Assim, não apenas o prelo, bem como o material necessário às primeiras impressões vieram sob a doação da Maçonaria carioca, então, na época, sob a égide do Grande Oriente do Brasil.É interessante registrar, ainda, que este não seria o único jornal fundado por Jerônimo Francisco Coelho em solo Catarinense: no ano de 1832 fundava o segundo jornal da província, chamado “O Expositor”.Ingressa na política onde foi deputado por seis legislaturas; foi presidente das províncias de Grão-Pará e Rio Grande do Sul. Por nomeação imperial foi ainda Ministro da Marinha e Ministro da Guerra, onde pode atuar com resoluta determinação nos termos de paz junto aos revoltosos farroupilhas.

A maçonaria catarinense reverencia o seu nome, denominando duas de suas lojas simbólicas: uma da jurisdição do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, outra, subordinada ao Grande Oriente de Santa Catarina, ambas aqui em Florianópolis.Após uma vida exemplar, tanto pessoal, profissional quanto maçônica, Jerônimo Francisco Coelho veio a falecer em janeiro de 1860 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, deixando-nos um legado de civismo, cultura, disciplina, respeitabilidade e cidadania, que engrandece e dignifica a Maçonaria e as terras catarinenses.Assim é o legado de Jerônimo Coelho. Assim é escrita a história da Imprensa Catarinense que, em muitos pontos se confunde com a história da própria Maçonaria, resultado de uma obra coletiva, necessária para construir uma sociedade justa e democrática. Ao longo de nossa história, trilhamos caminhos íngremes e tortuosos, mas nunca caímos, graças à coragem de expressar, em todos os momentos, o pensamento libertário e independente, sem cores partidárias e sem vinculações ideológicas que não fosse o comprometimento com a informação e a verdade, como resultado máximo da liberdade de expressão.

À Imprensa, como tribuna da sociedade civil, estatutariamente comprometida com a defesa da sociedade e das liberdades civis, cabe o papel de cobrar dos agentes públicos o cumprimento do dever, mantendo-se em sintonia com os anseios da Sociedade.Num momento em que as novas mídias alteram o modo de operar dos conglomerados de comunicação e que a tecnologia aponta um novo rumo na forma de interagir do cidadão com os meios de comunicação, suscita uma reflexão sobre a importância do acesso à informação, num momento em que se intensifica a discussão sobre os desafios da própria mídia diante das novas tecnologias, que geralmente têm uma componente pluralista e democrática e um grande potencial para abalar opções autoritárias.As novas tecnologias estão alterando as práticas tradicionais do jornalismo, elas supõem interação com os consumidores de notícias, permitem cada vez mais iniciativa do simples cidadão e a pulverização das plataformas de comunicação. Labora, portanto, em erro, quem trabalha com a idéia de monopólio da comunicação.

Por derradeiro, seria impossível subestimar o papel da imprensa na consolidação da democracia no Brasil. A prática democrática exige cidadãos bem informados. É preciso entender antes de analisar e analisar antes de apoiar ou criticar determinada proposta submetida ao debate público. Jornalistas, com seu incansável apego ao relato dos fatos, oferecem à sociedade um bem público essencial para o pleno funcionamento da democracia. Como afirmou James Madison, “a difusão da informação é o verdadeiro guardião da liberdade”.Neste veio quer a Maçonaria de irmanar com a imprensa, como guardiã e difusora da liberdade. Sem se preocupar com credos, ideologias, raças, ou qualquer outra questão que não possa confluir para a agregação dos homens ao redor de um único e inafastável bem comum: a sociedade.

É, pois, esse o desafio básico da imprensa: traduzir os temas de um campo específico, com suas regras e complexidades, para o restante da sociedade. Justamente por reconhecer a importância dessa missão, Camus definiu o jornalismo como “a mais bela profissão do mundo”.É bela, pois, a exemplo da Maçonaria, se bate através das brumas de sua história pelo único bem verdadeiramente perene e, paradoxalmente, mais efêmero que há: a liberdade.E como disse certa vez o poeta Paul Valèry, “liberdade é uma dessas terríveis palavras que têm mais valor do que sentido”.

Parabéns à Imprensa Catarinense!Parabéns a todos nós que, a exemplo de Jerônimo Francisco Coelho continuamos a crer em um único e verdadeiro ideal, fonte asseguradora de justiça, paz e harmonia: a LIBERDADE!

Wagner Sandoval Barbosa             Grão Mestre do GOB-SC

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO NACIONAL DOS PRECEPTÓRIOS TEMPLÁRIOS E PRIORADOS DE MALTA DO GRANDE PRIORADO DO BRASIL

Dias 25 e 26 de JULHO de 2014 das 9h às 17h no BOURBON CONVENTION HOTEL, Sala de Convenções Rua Cândido Lopes, 102, Curitiba – Paraná, II ENCONTRO NACIONAL DOS PRECEPTÓRIOS TEMPLÁRIOS E PRIORADOS DE MALTA DO GRANDE PRIORADO DO BRASIL e GRANDE ORIENTE DO BRASIL.

image011

Grão Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil: Amintas de Araújo Xavier, José Anízio de Araújo, Jorge Colombo, DALMO WILSON LOUZADA, Mário Sérgio Nunes da Costa, Wagner V. Costa, Raimundo Farias, Daury Ximenes, Benilo Allegretti, Wagner Sandoval Barbosa, Luiz Adive Palmeira.

Veja mais fotos no link https://picasaweb.google.com/100024764349723941798/140726Templario_Curitiba?authuser=0&feat=directlink

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

IVO BANDEIRA CORTE

O Irmão regular e ativo mais antigo da Maçonaria Catarinense, nascido em 1916 ( 98 anos ) e iniciado em 1948 ( 66 anos )

IVO-BANDEIRA-CORTE

 

Satisfação enorme poder participar, juntos, em Lojas Simbólicas, devidamente paramentado e seguindo, rigorosamente, a ritualística das Sessões.

IVO BANDEIRA CORTE COM WAGNER

 

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Aniversário do GOB

Feliz Aniversário Grande Oriente do Brasil
O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica Brasileira (Associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.[1]
A Maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta de caráter universal, cujos Membros cultivam a humanidade, os princípios da democracia, liberdade, igualdade, fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”
O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser Membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.
Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.
Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.
Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico “Jair de Assis Ribeiro”, uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de “O Construtor” . O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.
Aviso importante:- Hoje dia 17 junho é Feriado Maçônico. – Sessão Maçônica só com autorização especial.
No Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, em virtude de sua fundação, em 17 de Junho e o Dia (nacional) do Maçom Brasileiro, em 20 de agosto.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

GOB-News Maio/2014

gob-news_64anos

LOJA REGENERAÇÃO CATARINENSE COMEMORA 154 anos de existência e 100 anos de trabalho no atual Templo
A noite de sábado foi de festividades na Sessão Especial da Loja Regeneração
Catarinense, de Florianópolis ao comemorar a passagem dos seus 154 anos de existência e 100 anos de atividades ininterruptas no mesmo Templo de sua propriedade.A presidência dos trabalhos coube ao Venerável Mestre, Artur José Régis
Neto e que contou com Templo lotado e inúmeras autoridades visitantes:Grão Mestre do GOB-SC – Ir. Wagner Sandoval Barbosa
Grão Mestre Adj. GOB-SC – Ir. José Silvio da Fonseca
Grão Mestre Adj. GOB-SP – Ir. Benedito Marques Ballouck
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Elmo Bittencourt
Ex-Grão Mestre GOB-SC – Ir. Walmor Backes
Grão Mestre do GOSC – Ir. Alaor Francisco Tissot
Ex-Grão Mestre GOSC – Ir. José Carlos Pacheco
Presidente da PAEL-SC – Ir. Adalberto Eyng
Secretário Adj. Relações Públicas do GOB – Ir. Aníbal Martinez
Assessor Especial do Grão Mestre Geral do GOB – Ir. João José Vianna
Ademar Valsechi Presidente da Academia Catarinense Maçônica de Letras, além da
delegação de 43 irmãos das Lojas de Santos (SP).
regeneração 1
rc 3
rc 2
rc4
rc5

rc6

rc7
Durante a cerimônia o Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou condecorações de MÉRITO, BENEMÉRITO, GRANDE BENEMÉRITO a Irmãos da Loja Regeneração Catarinense.
Oportunidade que entregou também condecorações de DESTAQUE DA MAÇONARIACATARINENSE aos Irmãos Ignácio Queiróz e Júlio do Carmo Hildebrand
destaque 2
O Eminente Irmão João José Vianna, Assessor Especial do Grão Mestre Geral, em nome da Loja Fraternidade de Santos, fez várias homenagens à Loja e aos Irmãos da Loja Regeneração Catarinense
rc8
O Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina entregou ao Venerável Mestre, um quadro contendo uma “Syndicância” de um profano, candidato a ingresso na Ordem, feito, na época, de próprio punho, datada de 19 de março de 1904 (110 anos)
rc9
Após a Solenidade foi descerrada uma Placa Alusiva ao Evento
rc10

O Grão Mestre participou da Fundação da 1ª Assembléia da Ordem Internacional do Arco Íris para meninas (Rainbow Girls) do estado de Santa Catarina, patrocinado pela ARLS Guardiões das Virtudes de Biguaçu.
arco iris 2
arco iris
arco iris 4
arco iris 3

Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto prestigiam posse do Irmão Valdemir Cabral comoComandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
cabral 1
cabral2

Foi realizado em Rio Negrinho o II Encontro Esportivo da 19ª Circunscrição com a participação das Lojas Estrela do Planalto de Canoinhas, Cavaleiros do Contestadode Tres Barras, Hiram de Mafra, Quiron Zun Erflog de São Bento do Sul e, a anfitriã,Luz e Fraternidade Rionegrinhense de Rio Negrinho.
Parabéns ao Coordenador Ir. Carlos Augusto de Oliveira e os Veneráveis Luiz, Ismael, Odir, Kormann e Pierre, respectivamente.
mafra 1
mafra 2

PARABENIZAMOS AS LOJAS ANIVERSARIANTES DO MES DE MAIO
04.05.56 Acácia Do Continente – 2014 Florianópolis 
04.05.56 Lauro Müller – 1694 Florianópolis 
05.05.01 Luz Do Vale – 3370 (30/06/2010) Gaspar 
06.05.97 Comte. Lara Ribas – 3055 Florianópolis 
08.05.96 Zohar – 2948 Florianópolis 
10.05.95 Orvalho Do Hermon – 2859 Brusque 
13.05.99 Libertação – 3228 São José 
13.05.00 União E Prosperidade – 3316 Florianópolis 
15.05.00 Frat. Barravelhense – 3314 Barra Velha 
19.05.01 União Da Ilha – 3372 Florianópolis 
19.05.04 Costa Esmeralda – 3595 Itapema 
20.05.51 Acácia Do Sul – 1346 Videira 
20.05.11 Harmonia E Fidelidade – 4129 Itapema 
21.05.98 Perfeição Biguaçu – 3156 Florianópolis 
22.05.98 Acad. Bruno Carlini – 3176 Baln. Camboriú 
25.05.02 Ordem E Trabalho – 0787 Florianópolis 
28.05.98 Obreiros De Trento – 3161 Rio dos Cedros 
28.05.08 A Caminho Da Luz – 3925 Joinville 
30.05.97 Hiram – 3059 Mafra 
30.05.05 Phoenix – 3662 Baln. Camboriú 
30.05.08 Estrela Mística – 3929 Itajaí 
31.05.04 Luiz Alberto Pacenko – 3621 Florianópolis

“Que a ordem prospere”


Rodape

Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Gob-News Abril/2007

 

gob-news_64anos

ENCONTRO DAS LOJAS DO RITO MODERNO
Dia 05 de Abril pela primeira vez em sua existência o Supremo Conselho do Rito Moderno, desde sua criação, reuniu-se fora do eixo Rio de Janeiro / São Paulo.
Com a visita do Soberano Grande Inspetor Geral Ir. Pasqualle Mignella, foi fundada aARLS Jefer Pinto de Blumenau.
Momento da entrega do Processo de Fundação ao Eminente Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Oportunidade que o Supremo Conselho do Rito Moderno, através do Soberano Grande Inspetor Geral, Ir. Pasqualle Mignella, homenageou o Ir. Wagner Sandoval Barbosa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Placa Rito Moderno

Dia 12 de Abril foi feito a REGULARIZAÇÃO da ARLS EVOLUÇÃO E CULTURA, do REAA, que funcionará em Florianópolis,
A Loja é filha da ARLS Cruzeiro do Sul, do Rito Brasileiro, e seu Venerável Provisório será o Ir. João Carlos Ghisi.

Dia 14 de Abril foi realizado uma Sessão Conjunta das Lojas da 13ª Circunscriçãocom as Lojas Estrela da Harmonia e União do Sul de Criciúma, Luz do Oriente de Morro da Fumaça e Perseverança e Fidelidade de Araranguá.
foto 1 Criciuma foto 2 Criciuma

Dia 25 de Abril o Grão Mestre, acompanhado de Secretários do GOB-SC, visitou asobras do Templo da Loja Perseverança e Fidelidade de Araranguá, acompanhada pelo seu Venerável Mestre, Ir. Ivaldo Tuon e o MI Ir. Evandro Tuon.
foto 1 Ararangua foto 2 Ararangua

Dia 17 de Abril a ARLS Retidão e Cultura de Florianópolis realizou um Evento Beneficente com um Recital de Música, com nosso Irmão Alexandre Dietrich(pianista de experiência Internacional) no Teatro Pedro Ivo Campos, Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina.
recital1 recital2

recital3

Grão Mestre Ir. Wagner Sandoval Barbosa e o Irmão Maestro André Calibrina com o Irmão pianista Alexandre Dietrich e os cantores Natasha e Fernando.


Dia 22 de Abril a ARLS Cavaleiros do Contestado de Três Barras realizou uma Palestra sobre a “Southern Brazil Lumber e Colonization” proferida pelo profano Sr. Cilas Lourival Ziemann (pai de dois filhos Maçons), prestigiado pelo Grão Mestre Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre Adjunto José Silvio da Fonseca, Secretário Adjunto de Comunicação e Informática Luiz Carlos Pereira, Lojas das 4ª e 19ª Circunscrições e seus Coordenadores Ir. João Sérgio Rucinscki e Carlos Augusto de Oliveira.

Dia 25 de Abril as Lojas das 3 Obediências de Blumenau realizaram uma belíssima, e histórica, Palestra com o Bispo de BlumenauDon José Negri, no Templo da ARLS Palmeira da Paz. Contou com de todas Lojas da região e a presença do Grão Mestre, Ir. Wagner Sandoval Barbosa, mas, a pedido do palestrante, não foram feito fotos e filmagens.

Dia 25 de Abril foi feito a Regularização da ARLS Fraternidade Joaçabense na cidade de Joaçaba. Seu Venerável Provisório será o Ir. Vademor Oz Fedrizzi.

joacaba

Dia 26 de Abril o Grão Mestre participou da Posse do Sereníssimo Grão Mestre da M.R. Grande Loja de Santa Catarina, Ir. João Eduardo Noal Berbigier.

“Que a ordem prospere”

Rodape
Publicado em GOB-SC News | Deixar um comentário

Aos Veneráveis Mestres e Irmãos do GOB-SC

Indicação Empresas

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Homenagem ao aniversário de 64 anos do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina

https://www.youtube.com/watch?v=3sA-jkyhuIg

Aos 12 dias do mês de abril de 1950, após a realização de um conclave dos Veneráveis Mestres das Lojas Regeneração Catarinense, Ordem e Trabalho, Januário Corte e Campos Lôbo do Or. de Florianópolis; Acácia Itajaiense do Or. de Itajaí; Paz e Amor V, do Or. de São Francisco do Sul; Luiz Balster, do Or. de Caçador; Luz Serrana, do Or. de Lages; e por delegação as Lojas União e Trabalho ao Or. de Canoinhas e Luz e Verdade, ao Or. de Joinville; todas sob presidência do então Delegado Estadual Ir. Pedro Augusto Carneiro da Cunha, 33, com o fim específico de se deliberar sobre a fundação de um Oriente Estadual, findo o que restou expediente encaminhado ao Soberano Grão Mestre Geral, Ir. Joaquim Rodrigues Neves, que dignou-se a acatar o pleito havendo, assim, sancionado o nascimento do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, na noite daquela memorável quarta-feira, há 64 anos.

        Nosso Grande Oriente foi instalado aos 24 dias do mês de julho do mesmo ano, estando presentes à solenidade além do próprio Grão Mestre Geral, delegações de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná, além da presença de Maçons de todas as Lojas da nossa Jurisdição.

Na verdade esse episódio coroou o sonho do nosso Irmão Jerônimo Coelho, quando, na velha Desterro, em 1831, funda a primeira Loja Maçônica do Estado, filiada ao Grande Oriente do Brasil: a Loja Concórdia! A semente distante e longínqua que frutificou e vem dando frutos 100 por um, a 183 anos de presença contínua, permanente e marcante do GOB em solo catarinense, episódio culminado com a fundação oficial em 1950.

Homens de zelo, brio e alta capacidade estiveram à frente do Grão Mestrado desde sua Fundação. Irmãos que não mediram esforços no sentido de construírem, dedicando boa parte de seu tempo, um Grande Oriente sólido e preparando-o para o futuro. Homens que renunciaram a muito em suas vidas pessoais, com o único objetivo de edificarem este sonho, que hoje descortina-se como sólida e majestosa verdade que é o nosso Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.

Com mais de 4200 Irmãos, distribuídos em 157 Lojas espalhadas por todo o Estado, de São Miguel d’Oeste à Florianópolis; de Araranguá à Itapoá; todas formando esse sólido edifício, idealizado por tão ilustre catarinense, Ir. Jerônimo Coelho, aos quais todos, de maneira inapelável, encontramo-nos unidos numa corrente, num elo, que nunca encontrará fim!

Estamos todos trabalhando de maneira séria e árdua, para alicerçar um futuro de mais cinqüenta anos, cem anos… mas, sobretudo, honrando a memória desses homens e Irmãos que nos precederam e, com seu sonho, possibilitaram que todos nós tomássemos parte nessa imensa e feliz realidade, sob um mesmo ideal, sob uma mesma bandeira, sob um só nome: GRANDE ORIENTE DO BRASIL – SANTA CATARINA. 1950 – 12 de abril – 2014.

Parabéns a todos nós, parabéns ao nosso Grande Oriente!

          Ir. Wagner Sandoval Barbosa - Grão Mestre

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

ENCONTRO VENERÁVEIS e FRATERNIDADES FEMININAS

encontro_vm_marcos_2014

(Clique sobre a foto para ver todas fotos do Evento)

Com a presença de 280 participantes, Veneráveis Mestres, Fraternidades Femininas, Secretários do GOB-SC, Coordenadores de Circunscrições, Membros do Ilustre Conselho Estadual, sobrinhos e Membros da Ação Paramaçônica Juvenil, foi realizado dia 28 de Março na Grande Florianópolis um Fraternal encontro da Administração do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.

Além dos trabalhos desenvolvidos, esclarecimento de dúvidas, diversos assuntos de grande importância para a Maçonaria gobiana de Santa Catarina terem sido abordados, a reunião serviu também para UNIR e FORTALECER toda a Administração Executiva do GOB em Santa Catarina.

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

Sessão Pública Abertura Ano Maçônico 2014

Com a presença mais de 600 pessoas, incluindo várias autoridades civis e militares, contou com uma brilhante Palestra do Exmo. Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, Dr. João Raimundo ColomboGMs com Governador

Publicado em Notícias | Deixar um comentário